Resumo:
Nas pesquisas em educação/ensino de matemática, a avaliação da aprendizagem dos conceitos
dos conteúdos das operações aritméticas (soma, subtração, multiplicação e divisão) de
matemática, muitas vezes é percebida como um desafio por muitos estudantes da educação
básica. A complexidade das avaliações da aprendizagem, como “prova” tradicionais ou testes,
entre outros, podem intimidar o estudante criando barreiras no processo da avaliação da
aprendizagem. Nesse cenário, podemos utilizar a gamificação no processo da avaliação da
aprendizagem dos conceitos das quatros operações aritméticas, saindo assim de um ambiente
tradicional e introduzindo o estudante em um ambiente de jogos. Este estudo tem uma
metodologia e uma abordagem qualitativa e quantitativa, atrelada na integração do
jogo/gamificação, explorando a aplicação dessa ferramenta educacional no processo da
avaliação. Onde, o público alvo desta pesquisa são os estudantes do 7º ano do ensino
fundamental, da rede pública estadual da Paraíba, localizada no município de Campina
Grande. O objetivo central/geral é transformar a gamificação como recurso pedagógico no
processo da avaliação da aprendizagem dos conceitos das quatro operações aritméticas da
matemática. Contudo, transformando as avaliações de matemática estimulante e dinâmica,
onde os estudantes não apenas são avaliados, mas também se divertem enquanto dominam as
quatro operações básicas da matemática. Assim, desvendará o potencial da gamificação como
uma ferramenta educacional no processo da avaliação, transformando a maneira como os
alunos percebem e absorvem matemática.
Descrição:
SILVA, Luiz Hébert Delferreira e. Gamificação/Jogo no processo de avaliativo da aprendizagem dos conceitos das quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão). 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.