Resumo:
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da construção do profissional
professor de História na visão das historiadoras Selva Guimarães e Circe Bittencourt. O
desenvolvimento do trabalho vai mostrar como a disciplina História perdeu seu espaço
durante a ditadura militar pós-64, onde os interesses do governo era ter uma disciplina
formadora de conceitos civis e patrióticos e retirando da disciplina História sua
importância e impondo os Estudos Sociais. Conseqüentemente a carga disciplinar de
História sai da grade curricular das escolas primária e ginasiais nas décadas de 60 e 70 e
meados dos anos 80. Com o processo de democratização melhorias na sociedade e na
educação estavam na pauta de reivindicações, bem como o valor do professor de
História. Com isso a aprovação de Leis Constitucionais e reformas da base da educação
reacenderam a volta da disciplina História como autônoma e por conseqüente a
autonomia dos professores por melhoras nas esferas escolares e na sociedade. O
professor ganhou força na elaboração dos currículos e com avanços tecnológicos
televisivo, imprenso e virtual impulsionou as reformas necessária da disciplina História
no século XXI.
Descrição:
Veloso, T. V. A formação do professor de história no Brasil
durante o período militar até os dias atuais:
uma análise das práticas e métodos na visão de Selva
Guimarães e Circe Bittercourt. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.