UEPB - Repositório Digital

A formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourt

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Veloso, Taciano Vieira
dc.date.accessioned 2014-03-17T14:11:13Z
dc.date.available 2014-03-17T14:11:13Z
dc.date.issued 2014-03-17
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3097
dc.description Veloso, T. V. A formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourt. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise da construção do profissional professor de História na visão das historiadoras Selva Guimarães e Circe Bittencourt. O desenvolvimento do trabalho vai mostrar como a disciplina História perdeu seu espaço durante a ditadura militar pós-64, onde os interesses do governo era ter uma disciplina formadora de conceitos civis e patrióticos e retirando da disciplina História sua importância e impondo os Estudos Sociais. Conseqüentemente a carga disciplinar de História sai da grade curricular das escolas primária e ginasiais nas décadas de 60 e 70 e meados dos anos 80. Com o processo de democratização melhorias na sociedade e na educação estavam na pauta de reivindicações, bem como o valor do professor de História. Com isso a aprovação de Leis Constitucionais e reformas da base da educação reacenderam a volta da disciplina História como autônoma e por conseqüente a autonomia dos professores por melhoras nas esferas escolares e na sociedade. O professor ganhou força na elaboração dos currículos e com avanços tecnológicos televisivo, imprenso e virtual impulsionou as reformas necessária da disciplina História no século XXI. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Matusalém Alves de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas Docentes pt_BR
dc.subject Práticas Educativas pt_BR
dc.subject Métodos de Ensino pt_BR
dc.subject Redemocratização do País pt_BR
dc.title A formação do professor de história no Brasil durante o período militar até os dias atuais: uma análise das práticas e métodos na visão de Selva Guimarães e Circe Bittercourt pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta