Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), apresentado em forma de
monografia, se caracteriza como um estudo oriundo de uma revisão bibliográfica, com
fundamentação teórica de caráter critico-dialético e tem como objetivo analisar o papel
do Serviço Social como articulador na viabilização dos direitos e na garantia da
inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ou seja, qual é
a contribuição do Serviço Social como articulador na viabilização dos direitos e na
garantia da inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista? A
realização desse estudo foi motivada pelas inquietações surgidas na vivência do
estágio supervisionado obrigatório em serviço social, junto ao Núcleo de Apoio e
Diagnóstico a pessoa com Deficiência (NADPD), localizado no hospital de Emergência
e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande/PB, no período de
agosto de 2022 à julho de 2023. A pesquisa aqui apresentada, inicialmente, pontua
uma trajetória histórica sobre o conceito do TEA e as “possíveis” causas e fatores de
risco, apontando o desenvolvimento das pesquisas sobre o espectro e as dificuldades
encontradas nelas. Em seguida, identifica a importância do diagnóstico de autismo e
a relevância da família no processo de desenvolvimento, e as barreiras sociais
enfrentadas pelos autistas, que causam exclusão social e preconceito por parte da
sociedade. Além de discutir o caminho percorrido para os autistas serem considerados
pessoas com deficiência para todos os efeitos legais. Por fim, trata o papel do Serviço
Social na promoção desses direitos e na garantia da inclusão social, destacando o
papel do assistente social na política de saúde e a necessidade de uma abordagem
interdisciplinar e da construção de políticas públicas que efetivamente promovam a
inclusão e o bemestar dessa população. Então, conclui-se que o usuário com TEA e
sua família necessita de um atendimento individualizado, com leitura de realidade.
Como também que o assistente social é indispensável durante o processo de
diagnóstico do autismo, como também após esse processo. Os resultados desse
estudo, nos possibilitaram apreender que é necessário que o assistente social, que
tem sua atuação voltada para uma leitura crítica da realidade social, procure em seu
exercício profissional, qualificar cotidianamente sua prática e se atualizar sobre a
temática, na perspectiva de buscar apreendê-la, enquanto expressão da questão
social, buscando entender suas particularidades no âmbito da intervenção
profissional.
Descrição:
SILVA, Ellen Khadija Soares da. A atuação do serviço social como articulador na viabilização dos direitos e a garantia da inclusão social da pessoa com transtorno do espectro autista. 2023. p.44. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.