Resumo:
A formação de jovens e adultos é um campo de prática e reflexão que compõe inevitavelmente o quadro da educação brasileira. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que contribui para o desenvolvimento social do nosso país. O presente artigo tem como objetivo geral analisar os determinantes sócio-históricos que levam os alunos a ingressar em Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Mariinha Borborema localizada na cidade de Campina Grande/PB. A presente pesquisa se caracterizou enquanto um estudo bibliográfico e documental, ancorado na abordagem qualitativa. O método da pesquisa e análise utilizado foi o crítico dialético, partindo da perspectiva da totalidade. A coleta de dados foi realizada
mediante realização de entrevistas estruturadas. Após a coleta dos dados, os mesmos foram analisados segundo a análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Identificamos que os principais determinantes para o abandono escolar na idade própria e reingresso na modalidade da Educação de Jovens e Adultos são: inserção precoce no mercado de trabalho, gravidez na adolescência e tarefas domésticas; ausência de acesso ao transporte para frequentar a escola, entre outros.
Descrição:
FARIAS, Renata Rayla Monteiro. Determinantes sócio-históricos para o ingresso de discentes na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariinha Borborema. 2022. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.