Resumo:
Este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da Modelagem Matemática no
ensino da Matemática Financeira no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A
pesquisa foi desenvolvida na perspectiva qualitativa, através do desenvolvimento de uma
atividade com uma turma do ciclo VI da EJA, de uma escola da rede estadual da Paraíba, em
uma turma composta por doze alunos. A atividade foi planejada com base em uma situação problema que exigia dos alunos a análise de diferentes opções de pagamento com cartão de
crédito, incorporando taxas de juros simples e porcentagem. A estratégia da Modelagem
Matemática foi adotada para promover a aprendizagem e desafiar os estudantes a explorarem
e resolverem questões financeiras do mundo real. Após a aplicação da atividade, discussões e
reflexões foram incentivadas para promover a compreensão de questões financeiras e a
tomada de decisões responsáveis em relação ao uso do cartão de crédito. O estudo destaca o
potencial da Modelagem Matemática na EJA para melhorar as habilidades matemáticas,
autoestima, confiança e a compreensão financeira dos alunos, oferecendo perspectivas
valiosas sobre seu papel no ensino da matemática nessa modalidade de ensino.
Descrição:
REGO NETO, M. F. Modelagem matemática na educação de jovens e adultos: uma análise à luz de vivências discentes. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.