UEPB - Repositório Digital

Modelagem matemática na educação de jovens e adultos: uma análise à luz de vivências discentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rego Neto, Manoel Francisco do
dc.date.accessioned 2024-02-26T12:05:23Z
dc.date.available 2024-02-26T12:05:23Z
dc.date.issued 2023-11-22
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31012
dc.description REGO NETO, M. F. Modelagem matemática na educação de jovens e adultos: uma análise à luz de vivências discentes. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da Modelagem Matemática no ensino da Matemática Financeira no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva qualitativa, através do desenvolvimento de uma atividade com uma turma do ciclo VI da EJA, de uma escola da rede estadual da Paraíba, em uma turma composta por doze alunos. A atividade foi planejada com base em uma situação problema que exigia dos alunos a análise de diferentes opções de pagamento com cartão de crédito, incorporando taxas de juros simples e porcentagem. A estratégia da Modelagem Matemática foi adotada para promover a aprendizagem e desafiar os estudantes a explorarem e resolverem questões financeiras do mundo real. Após a aplicação da atividade, discussões e reflexões foram incentivadas para promover a compreensão de questões financeiras e a tomada de decisões responsáveis em relação ao uso do cartão de crédito. O estudo destaca o potencial da Modelagem Matemática na EJA para melhorar as habilidades matemáticas, autoestima, confiança e a compreensão financeira dos alunos, oferecendo perspectivas valiosas sobre seu papel no ensino da matemática nessa modalidade de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Fabiola da Cruz Martins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA pt_BR
dc.title Modelagem matemática na educação de jovens e adultos: uma análise à luz de vivências discentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta