Resumo:
A temática referente à sustentabilidade tem sido objeto de amplas discussões em escala global,
acompanhada do crescente interesse de organizações e consumidores em adotar práticas
ambientalmente responsáveis. Diante disso, algumas empresas têm buscado se apresentar
como sustentáveis, recorrendo a estratégias enganosas de marketing, com o objetivo de
promoverem-se de maneira ecológica, esse comportamento vem sendo denominado
"greenwashing" (lavagem verde). A partir dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi
mapear as principais publicações do greenwashing na área de Marketing. Para tanto, foram
analisados artigos científicos disponíveis na plataforma Web of Science (WoS), sem intervalo
de tempo, buscando, além de um mapeamento da área, discutir as implicações do
greenwashing e do marketing sustentável para o campo de estudo e para a sociedade, buscando
como resultado a proposição de uma agenda de pesquisa. Para realizar a análise bibliométrica,
foi pesquisado o termo “greenwashing” AND “Marketing”em todas as coleções da WoS no
campo tópico. Logo em seguida, os dados foram lançados no software VOSviewer para
posterior análises. A partir da exploração dos dados foi possível perceber um grande número
de publicações até o momento, o crescimento exponencial do tema em várias áreas de
conhecimento, autores que mais discutem a temática, além dos países que mais pesquisam
sobre o assunto. Dessa forma, a relevância dos estudos vem ganhando notoriedade, e como
mostra o crescente número de artigos publicados na plataforma Web of Science, o termo é
amplamente utilizado em diferentes contextos, como o acadêmico, o social e o gerencial. Ao
final, uma agenda de pesquisa é apresentada.
Descrição:
SOUZA, F. O. Esclarecendo o “Greenwashing”: uma bibliometria sobre sua relevância na área de marketing. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023