UEPB - Repositório Digital

Esclarecendo o “Greenwashing”: uma bibliometria sobre sua relevância na área de marketing

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Francieude Oliveira de
dc.date.accessioned 2024-02-26T12:42:42Z
dc.date.available 2024-02-26T12:42:42Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31025
dc.description SOUZA, F. O. Esclarecendo o “Greenwashing”: uma bibliometria sobre sua relevância na área de marketing. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023 pt_BR
dc.description.abstract A temática referente à sustentabilidade tem sido objeto de amplas discussões em escala global, acompanhada do crescente interesse de organizações e consumidores em adotar práticas ambientalmente responsáveis. Diante disso, algumas empresas têm buscado se apresentar como sustentáveis, recorrendo a estratégias enganosas de marketing, com o objetivo de promoverem-se de maneira ecológica, esse comportamento vem sendo denominado "greenwashing" (lavagem verde). A partir dessa realidade, o objetivo deste trabalho foi mapear as principais publicações do greenwashing na área de Marketing. Para tanto, foram analisados artigos científicos disponíveis na plataforma Web of Science (WoS), sem intervalo de tempo, buscando, além de um mapeamento da área, discutir as implicações do greenwashing e do marketing sustentável para o campo de estudo e para a sociedade, buscando como resultado a proposição de uma agenda de pesquisa. Para realizar a análise bibliométrica, foi pesquisado o termo “greenwashing” AND “Marketing”em todas as coleções da WoS no campo tópico. Logo em seguida, os dados foram lançados no software VOSviewer para posterior análises. A partir da exploração dos dados foi possível perceber um grande número de publicações até o momento, o crescimento exponencial do tema em várias áreas de conhecimento, autores que mais discutem a temática, além dos países que mais pesquisam sobre o assunto. Dessa forma, a relevância dos estudos vem ganhando notoriedade, e como mostra o crescente número de artigos publicados na plataforma Web of Science, o termo é amplamente utilizado em diferentes contextos, como o acadêmico, o social e o gerencial. Ao final, uma agenda de pesquisa é apresentada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Bruna Cordeiro de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Estratégias de marketing pt_BR
dc.subject Publicidade enganosa pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.title Esclarecendo o “Greenwashing”: uma bibliometria sobre sua relevância na área de marketing pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta