UEPB - Repositório Digital

A qualidade dos serviços prestados na administração pública de Imaculada-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Faustino, José Ericles Pereira
dc.date.accessioned 2024-02-26T13:12:14Z
dc.date.available 2024-02-26T13:12:14Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.other 21. ed. CDD 363.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31032
dc.description FAUSTINO, J. E. P. A qualidade dos serviços prestados na administração pública de Imaculada-PB. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A qualidade dos serviços públicos desempenha um papel crucial na satisfação dos cidadãos e na eficácia da administração pública local. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a percepção da população de Imaculada-PB em relação à qualidade dos serviços oferecidos pela administração pública municipal. Para atingir esse propósito, foram definidos objetivos específicos, que incluíram (i) traçar um perfil sociodemográfico dos usuários que utilizam os serviços públicos oferecidos pelo município; (ii) avaliar aspectos relacionados à qualidade dos serviços públicos; e (iii) investigar o grau de satisfação da população com os serviços públicos prestados pela administração municipal. Diante disso, este estudo utilizou a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, utilizando um questionário composto por quatro seções, desenvolvido com base nas orientações de Mainardes e Lourenço (2010). Os dados foram obtidos por meio da aplicação desse questionário junto ao público-alvo, resultando em uma amostra de 154 respostas válidas. Isso proporcionou uma base para a análise das percepções da comunidade em relação aos serviços públicos locais. Os resultados indicaram que há uma necessidade de aprimoramentos específicos em várias áreas, incluindo o aumento da transparência e a melhoria da eficácia. Além disso, os resultados destacam a valorização da qualidade dos serviços públicos pela comunidade e a importância de atender aos padrões de qualidade. No entanto, a administração pública local tem espaço para melhorar a capacidade de superar as expectativas dos cidadãos, especialmente em áreas específicas dos serviços públicos, como, por exemplo, atendimento ao público e resolução de problemas da população. Por fim, a realização desta pesquisa proporcionou informações valiosas sobre a percepção da qualidade dos serviços públicos em Imaculada-PB, apontando áreas de excelência e oportunidades de aprimoramento. Essas descobertas podem direcionar esforços para fortalecer a administração pública local e, assim, melhor atender às expectativas da comunidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Cléssia Fernandes de Brito Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão pública pt_BR
dc.subject Serviços públicos pt_BR
dc.subject Qualidade nos serviços pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.title A qualidade dos serviços prestados na administração pública de Imaculada-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta