UEPB - Repositório Digital

Desenvolvimento de competências profissionais por meio do estágio supervisionado: um estudo com estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Rocha, Erica Karoline dos Santos
dc.date.accessioned 2024-02-26T13:54:39Z
dc.date.available 2024-02-26T13:54:39Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31033
dc.description ROCHA, E. K. S. Desenvolvimento de competências profissionais por meio do estágio supervisionado: um estudo com estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação acadêmica, proporcionando aos estudantes a oportunidade de integrar teoria e prática, consolidando conhecimentos e habilidades essenciais para o exercício profissional na área de Administração. Desse modo o objetivo geral da pesquisa é analisar as contribuições do estágio supervisionado no desenvolvimento de competências profissionais dos estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII. A fundamentação teórica abordou os temas: competência, competência profissional e o papel do estágio supervisionado na formação profissional. A metodologia adotada nesta pesquisa foi qualitativa, delineada pelo estudo descritivo; e exploratório. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa de campo, com um roteiro semiestruturado, na qual foram entrevistados 18 (dezoito) participantes, representando alunos que passaram pelo estágio supervisionado no curso de administração entre os anos de 2018 a 2023. As entrevistas foram transcritas, categorizadas e interpretadas por meio da técnica de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). O processo de categorização dos dados foi baseado em cinco categorias propostas por Paiva (2007): competências cognitiva, funcional, comportamental/pessoal, ética e política. A abordagem qualitativa permitiu uma análise aprofundada das experiências dos estudantes durante o estágio, enquanto a pesquisa descritiva e exploratória forneceu uma compreensão ampla e detalhada das contribuições. O estudo confirmou que o estágio supervisionado é uma ponte crucial entre teoria e prática, fundamental para o desenvolvimento de competências profissionais em estudantes de administração. A integração efetiva entre conhecimento acadêmico e experiência prática durante o estágio foi apresentada como essencial, destacando sua contribuição significativa para o aprimoramento das habilidades cognitivas, funcionais, comportamentais, éticas e políticas dos estudantes. A pesquisa concluiu que o estágio não se limita apenas a uma experiência prática, mas representa um campo constante de aprendizado, desafiando os estagiários a aplicarem seus conhecimentos de maneira crítica e inovadora. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Cléssia Fernandes de Brito Santiago pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Competência profissional pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.title Desenvolvimento de competências profissionais por meio do estágio supervisionado: um estudo com estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta