dc.contributor.author |
Rocha, Erica Karoline dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-26T13:54:39Z |
|
dc.date.available |
2024-02-26T13:54:39Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-28 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 658 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31033 |
|
dc.description |
ROCHA, E. K. S. Desenvolvimento de competências profissionais por meio do estágio supervisionado: um estudo com estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII. 2023. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação acadêmica,
proporcionando aos estudantes a oportunidade de integrar teoria e prática,
consolidando conhecimentos e habilidades essenciais para o exercício profissional na
área de Administração. Desse modo o objetivo geral da pesquisa é analisar as
contribuições do estágio supervisionado no desenvolvimento de competências
profissionais dos estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da
Paraíba, Campus VII. A fundamentação teórica abordou os temas: competência,
competência profissional e o papel do estágio supervisionado na formação
profissional. A metodologia adotada nesta pesquisa foi qualitativa, delineada pelo
estudo descritivo; e exploratório. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa
de campo, com um roteiro semiestruturado, na qual foram entrevistados 18 (dezoito)
participantes, representando alunos que passaram pelo estágio supervisionado no
curso de administração entre os anos de 2018 a 2023. As entrevistas foram
transcritas, categorizadas e interpretadas por meio da técnica de análise de conteúdo
proposto por Bardin (2011). O processo de categorização dos dados foi baseado em
cinco categorias propostas por Paiva (2007): competências cognitiva, funcional,
comportamental/pessoal, ética e política. A abordagem qualitativa permitiu uma
análise aprofundada das experiências dos estudantes durante o estágio, enquanto a
pesquisa descritiva e exploratória forneceu uma compreensão ampla e detalhada das
contribuições. O estudo confirmou que o estágio supervisionado é uma ponte crucial
entre teoria e prática, fundamental para o desenvolvimento de competências
profissionais em estudantes de administração. A integração efetiva entre
conhecimento acadêmico e experiência prática durante o estágio foi apresentada
como essencial, destacando sua contribuição significativa para o aprimoramento das
habilidades cognitivas, funcionais, comportamentais, éticas e políticas dos estudantes.
A pesquisa concluiu que o estágio não se limita apenas a uma experiência prática,
mas representa um campo constante de aprendizado, desafiando os estagiários a
aplicarem seus conhecimentos de maneira crítica e inovadora. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Ma. Cléssia Fernandes de Brito Santiago |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Competência profissional |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de competências profissionais por meio do estágio supervisionado: um estudo com estudantes do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |