Resumo:
O presente trabalho analisa a aplicação das novas tecnologias em sala de aula como ferramenta no processo de ensino e aprendizado da disciplina de Geografia em instituições de ensino público e privado na cidade de Campina Grande. Este artigo tem por objetivo observar os recursos didáticos digitais utilizados em sala de aula, a capacitação do profissional no uso desses novos instrumentos e a disponibilidade de cursos de aperfeiçoamento nos centros de ensino e de formação. Para a efetivação desse trabalho, foram escolhidos de forma aleatória professores que atuam na prática do ensino de Geografia em escolas da rede Publica de ensino tendo como referência para pesquisa o Colégio Estadual de Ensino Médio Dr. Elpídio de Almeida – Prata, assim como, da rede particular, Colégio Motiva Jardim Ambiental, e aplicado entrevistas tendo o profissional a oportunidade de justificar sua resposta frente as suas afirmativas elaboradas. O levantamento mostrou que na escola da rede particular de ensino 90% dos professores têm acesso diário a Internet, utilizando como fonte de pesquisa de dados e de recursos didáticos digitais que auxiliam a explanação do conteúdo a ser ministrado. Já os professores da escola pública evidenciam as limitações, a falta de equipamentos adequados, assim como cursos de capacitação para estes profissionais.
Descrição:
Tavares, J. E. D. Diagnóstico de disponiblidade de novas tecnologias como potenciais recursos didáticos para o ensino de geografia em instituições de Campina Grande – PB. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.