Resumo:
Ao longo dos anos o comportamento do consumidor vem sofrendo com as influências desencadeadas pelo avanço tecnológico. A maior acessibilidade a informação gerada pelas novas mídias digitais e fortalecida pela atuação dos chamados influenciadores impactam diretamente nas estratégias de marketing das empresas, que disputam incessantemente por alcançar não apenas números expressivos em vendas, como também, fidelizar clientes. Neste cenário de jogadas de marketing direcionado, surge a compra impulsiva, baseada em
emoções e impulsos momentâneos. Por tanto, o presente estudo tem como objetivo analisar a atuação dos influenciadores digitais na decisão de compra impulsiva dos consumidores, investigando como eles influenciam o comportamento do consumidor nas redes sociais e consequentemente afetam essa decisão. No presente estudo foi utilizado a estatística descritiva básica com a abordagem quantitativa, e aplicação de questionário estruturado e disposto na plataforma Google Forms para o alcance do público desejado. Como resultado, se constatou que os influenciadores digitais influenciam o comportamento dos consumidores, especialmente em decorrência de fatores como praticidade além da facilidade de se obter de forma simples informações que fundamentam suas decisões de compra. O estudo também apresentou que apesar das estratégias de marketing dos influenciadores digitais objetivem a induzir a compra impulsiva, os consumidores estão mais atentos a fatores do pré e pós compra, reforçando a existência de uma maior educação financeira por parte dos respondentes.
Descrição:
LIMA, B. M. S. Comportamento do consumidor: uma análise da atuação dos influenciadores digitais na decisão de compra impulsiva. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.