UEPB - Repositório Digital

Equação de 1º grau com uma incógnita: uma proposta de consolidação de aspectos algébricos a partir da plataforma Wordwall

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cobé, Fidel dos Santos
dc.date.accessioned 2024-02-27T13:27:37Z
dc.date.available 2024-02-27T13:27:37Z
dc.date.issued 2023-12-01
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31074
dc.description COBÉ, Fidel dos Santos. Equações do 1º grau com uma incógnita: uma proposta de consolidação de aspectos algébricos a partir da plataforma Wordwall. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda o ensino das equações de primeiro grau, através da plataforma Wordwall que permite a resolução de problemas em diversas situações por meio de jogos digitais. Apesar de serem consideradas particulares para alguns alunos, as equações de primeiro grau são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais que preparam os alunos para lidar com equações de segundo grau e sistemas lineares. A pesquisa destaca a dificuldade no ensino da Álgebra, e a necessidade de revisar e fortalecer o entendimento das equações de primeiro grau. O estudo ressalta que o ensino dessas equações é desafiador devido à resistência dos alunos aos conceitos algébricos e à transição para abordagens mais simbólicas e abstratas. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar uma possibilidade de uso da plataforma Wordwall como estratégia pedagógica para o ensino de equações do 1º grau. A escolha do Wordwall se deve à sua natureza interativa e capacidade de transformar conceitos matemáticos em desafios envolventes. A pesquisa adota uma abordagem descritiva qualitativa, desenvolvendo um jogo para a 2ª Série do Ensino Médio focado na resolução de equações de primeiro grau. Os resultados sugerem uma recepção positiva pelos alunos, mas ressaltando a importância de abordar cuidadosamente os possíveis desafios para garantir uma implementação eficaz da estratégia, equilibrando diversão e aprendizado. O trabalho conclui destacando a contribuição para práticas pedagógicas inovadoras no ensino de equações de primeiro grau, oferecendo informações para educadores específicos em transformar a experiência de aprendizado em álgebra em algo dinâmico e motivador para os alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pensamento algébrico pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Equação de 1º grau com uma incógnita: uma proposta de consolidação de aspectos algébricos a partir da plataforma Wordwall pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta