dc.contributor.author |
Cobé, Fidel dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-27T13:27:37Z |
|
dc.date.available |
2024-02-27T13:27:37Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31074 |
|
dc.description |
COBÉ, Fidel dos Santos. Equações do 1º grau com uma incógnita: uma proposta de consolidação de aspectos algébricos a partir da plataforma Wordwall. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho aborda o ensino das equações de primeiro grau, através da plataforma Wordwall que permite a resolução de problemas em diversas situações por meio de jogos digitais. Apesar de serem consideradas particulares para alguns alunos, as equações de primeiro grau são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais que preparam os alunos para lidar com equações de segundo grau e sistemas lineares. A pesquisa destaca a dificuldade no ensino da Álgebra, e a necessidade de revisar e fortalecer o entendimento das equações de primeiro grau. O estudo ressalta que o ensino dessas equações é desafiador devido à resistência dos alunos aos conceitos algébricos e à transição para abordagens mais simbólicas e abstratas. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo apresentar uma possibilidade de uso da plataforma Wordwall como estratégia pedagógica para o ensino de equações do 1º grau. A escolha do Wordwall se deve à sua natureza interativa e capacidade de transformar conceitos matemáticos em desafios envolventes. A pesquisa adota uma abordagem descritiva qualitativa, desenvolvendo um jogo para a 2ª Série do Ensino Médio focado na resolução de equações de primeiro grau. Os resultados sugerem uma recepção positiva pelos alunos, mas ressaltando a importância de abordar cuidadosamente os possíveis desafios para garantir uma implementação eficaz da estratégia, equilibrando diversão e aprendizado. O trabalho conclui destacando a contribuição para práticas pedagógicas inovadoras no ensino de equações de primeiro grau, oferecendo informações para educadores específicos em transformar a experiência de aprendizado em álgebra em algo dinâmico e motivador para os alunos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento algébrico |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.title |
Equação de 1º grau com uma incógnita: uma proposta de consolidação de aspectos algébricos a partir da plataforma Wordwall |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |