dc.contributor.author |
Silva, Poliana Maria da |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-19T12:55:30Z |
|
dc.date.available |
2024-03-19T12:55:30Z |
|
dc.date.issued |
2023-09-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 570 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31122 |
|
dc.description |
SILVA, Poliana Maria da. Educação em Bem-estar Animal no ensino básico: uma ferramenta na desmistificação do gato e na prevenção dos maus-tratos aos animais domésticos. 2024. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Desde a sua domesticação até os dias atuais o gato doméstico oscilou entre períodos de extrema perseguição e morte a períodos de adoração e culto. Mesmo nos dias atuais, muitas pessoas ainda mantêm percepções negativas e preconceituosas em relação a esses animais, especialmente os de pelagem preta, como a ideia de que eles trazem azar e são do mal. Esses fatores associados ao desconhecimento dos tutores sobre aspectos biológicos e comportamentais do animal contribuem para a disseminação do ódio e da crueldade contra os felinos. O objetivo deste trabalho é promover ações educativas em bem-estar animal com alunos do ensino básico de Mogeiro-PB, com enfoque na guarda responsável, na mitigação e esclarecimento sobre os maus-tratos aos animais de companhia e na desmistificação de crenças negativas atribuídas aos gatos em nossa sociedade. Foram aplicados questionários antes e após as ações educativas com o objetivo de avaliar as concepções prévias dos alunos sobre o animal e verificar se a metodologia utilizada foi eficaz na aquisição de conhecimentos sobre a temática. Antes das ações educativas os alunos possuíam conhecimento limitado sobre assuntos importantes como guarda responsável, bem-estar animal e comportamento felino e alguns ainda possuíam crenças supersticiosas a respeito do gato. Após o desenvolvimento das ações educativas verificou-se uma melhora significativa nas respostas qualitativas, além da expressão de concepções mais positivas a respeito do gato pelos estudantes. Neste estudo o uso de estratégias lúdicas mostrou ser uma alternativa eficaz para a introdução de conceitos como bem-estar e proteção animal no ambiente escolar, além de contribuir para a desmistificação de preconceitos em relação aos gatos e sensibilização dos estudantes para a causa animal. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Ana Paula Stechhahn Lacchia |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
proteção animal |
pt_BR |
dc.subject |
abandono |
pt_BR |
dc.subject |
educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
guarda responsável |
pt_BR |
dc.title |
Educação em Bem-estar Animal no ensino básico: uma ferramenta na desmistificação do gato e na prevenção dos maus-tratos aos animais domésticos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |