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O paradigma da educação do campo: persistência do fechamento de escolas nas comunidades rurais

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dc.contributor.author Silva, Saliel Pessoa da
dc.date.accessioned 2024-04-01T21:14:18Z
dc.date.available 2024-04-01T21:14:18Z
dc.date.issued 2023-10-31
dc.identifier.issn CDD 361.25
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31139
dc.description SILVA, Saliel Pessoa da. O paradigma da educação do campo: persistência do fechamento de escolas nas comunidades rurais. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista que o presente estudo trata sobre o Fechamento de Escolas do Campo, foi necessário investigar se algum dos paradigmas apontados sobre a Educação do Campo contribui para o caso estudado. Objetiva-se, com este trabalho, analisar o paradigma da Educação do Campo considerando os diferentes modelos presentes nesse contexto e investigar a persistência do Fechamento de Escolas do Campo nas comunidades rurais. De forma mais específica, buscou-se: a) Investigar as principais características e conceitos relacionados à Educação do Campo; b) Identificar os diferentes paradigmas presentes na Educação do Campo, incluindo o Paradigma da Educação Rural-Hegemônico, o Paradigma da Educação do Campo, o Paradigma Rural Contra-Hegemônico, o Paradigma da Educação do Campo Crítico e o Paradigma da Educação do Campo Funcional e c) Investigar a persistência do Fechamento de Escolas do Campo e analisar as razões por trás desse fenômeno. O arcabouço teórico do trabalho em questão fundamentou-se nos escritos de Pires (2012), Silva et al., (2014), Rodrigues; Marques e Rodrigues (2017) Oliveira, Silva e Silva (2023), dentre outros estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. A metodologia envolveu uma revisão sistemática da literatura, incluindo livros, artigos científicos, documentos governamentais e relatórios de pesquisa sobre Educação do Campo, fechamento de escolas do campo e políticas públicas educacionais, seguida de uma análise crítica para atender aos objetivos estabelecidos. Diante disso, verificou-se que o paradigma Rural-Hegemônico está ligado ao fechamento de escolas do campo. Portanto, tal modelo contribui com os argumentos que usam para tentar justificar tal processo, ou seja, o mesmo se apresenta como desfavorável a uma Educação do Campo que valorize os sujeitos do campo, tendo em vista de que são sujeitos com especificidades e que precisam de uma educação diferenciada e de qualidade. Foi possível concluir que os paradigmas mencionados na pesquisa têm um papel significativo na formação da Educação do Campo atual. O Paradigma Rural-Hegemônico, por sua vez, está associado ao fechamento de escolas rurais, prejudicando a valorização dos sujeitos campesinos, suas culturas, conhecimentos e formas de vida na Educação do Campo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Kamila Karine dos Santos Wanderley pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Fechamento de escolas pt_BR
dc.subject Paradigmas pt_BR
dc.subject Políticas públicas e educação pt_BR
dc.title O paradigma da educação do campo: persistência do fechamento de escolas nas comunidades rurais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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