Resumo:
Tendo em vista que o presente estudo trata sobre o Fechamento de Escolas do Campo, foi
necessário investigar se algum dos paradigmas apontados sobre a Educação do Campo
contribui para o caso estudado. Objetiva-se, com este trabalho, analisar o paradigma da
Educação do Campo considerando os diferentes modelos presentes nesse contexto e investigar
a persistência do Fechamento de Escolas do Campo nas comunidades rurais. De forma mais
específica, buscou-se: a) Investigar as principais características e conceitos relacionados à
Educação do Campo; b) Identificar os diferentes paradigmas presentes na Educação do
Campo, incluindo o Paradigma da Educação Rural-Hegemônico, o Paradigma da Educação do
Campo, o Paradigma Rural Contra-Hegemônico, o Paradigma da Educação do Campo Crítico
e o Paradigma da Educação do Campo Funcional e c) Investigar a persistência do Fechamento
de Escolas do Campo e analisar as razões por trás desse fenômeno. O arcabouço teórico do
trabalho em questão fundamentou-se nos escritos de Pires (2012), Silva et al., (2014),
Rodrigues; Marques e Rodrigues (2017) Oliveira, Silva e Silva (2023), dentre outros
estudiosos que contribuíram para a compreensão e debate da temática. A metodologia
envolveu uma revisão sistemática da literatura, incluindo livros, artigos científicos,
documentos governamentais e relatórios de pesquisa sobre Educação do Campo, fechamento
de escolas do campo e políticas públicas educacionais, seguida de uma análise crítica para
atender aos objetivos estabelecidos. Diante disso, verificou-se que o paradigma
Rural-Hegemônico está ligado ao fechamento de escolas do campo. Portanto, tal modelo
contribui com os argumentos que usam para tentar justificar tal processo, ou seja, o mesmo se
apresenta como desfavorável a uma Educação do Campo que valorize os sujeitos do campo,
tendo em vista de que são sujeitos com especificidades e que precisam de uma educação
diferenciada e de qualidade. Foi possível concluir que os paradigmas mencionados na
pesquisa têm um papel significativo na formação da Educação do Campo atual. O Paradigma
Rural-Hegemônico, por sua vez, está associado ao fechamento de escolas rurais, prejudicando
a valorização dos sujeitos campesinos, suas culturas, conhecimentos e formas de vida na
Educação do Campo.
Descrição:
SILVA, Saliel Pessoa da. O paradigma da educação do campo: persistência do fechamento de escolas nas comunidades rurais. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.