Resumo:
O presente trabalho é fruto de pesquisa que buscou contribuir com o ensino de Geografia, a partir da prática da Capoeira nas aulas de Geografia para o estudo das suas categorias de análise e de conceitos relacionados à temática ambiental e, com isso, dar materialidade a Lei 11.465/08, a qual torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no Ensino, como forma de resgate da formação étnico-social do Brasil e das questões culturais, para que os docentes possam levar para sala de aula práticas e conteúdos decoloniais e, com isso, auxiliar na construção do conhecimento geográfico, a partir da compreensão da identidade sociocultural brasileira, com intuito de reaproximar a escola das culturas populares. Objetivou-se com a pesquisa contribuir na perspectiva da abordada a lei 11.465/08 que determina Ensino da História e da cultura Africana e Afro Brasileira no processo formativo de estudantes inseridos no Programa de Residência Pedagógica em Geografia da UEPB.CAMPUS I Campina grande –PB. A pesquisa foi de cunho qualitativo, modalidade pesquisa colaborativa e o público-alvo foi composto pelos discentes do curso de Licenciatura em Geografia, UEPB, Campus I, participantes do Programa Residência Pedagógica. Por fim, o desenvolvimento de presente pesquisa contribuiu para dar materialidade a lei que garante o estudo das temáticas africana e indígena no ensino, já que muitos dos participantes da pesquisa ainda desconheciam o texto normativo, sendo importante resgatá-lo no âmbito do espaço de formação de professores de Geografia. Tudo isso vai se somar para dinamizar as aulas e minimizar com as mais diversas formas de preconceito e racismo existentes em sala de aula.
Descrição:
SANTOS, R. C. G. Ensino de geografia e materialidade da Lei 11.465/2008: pensando em possibilidades a partir da prática da capoeira no estudo das categorias de análise geográficas. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.