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Ensino de geografia e materialidade da Lei 11.465/2008: pensando em possibilidades a partir da prática da capoeira no estudo das categorias de análise geográficas

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dc.contributor.author Santos, Rita de Cássia Gondim dos
dc.date.accessioned 2024-04-12T10:57:24Z
dc.date.available 2024-04-12T10:57:24Z
dc.date.issued 2022-11-29
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31167
dc.description SANTOS, R. C. G. Ensino de geografia e materialidade da Lei 11.465/2008: pensando em possibilidades a partir da prática da capoeira no estudo das categorias de análise geográficas. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho é fruto de pesquisa que buscou contribuir com o ensino de Geografia, a partir da prática da Capoeira nas aulas de Geografia para o estudo das suas categorias de análise e de conceitos relacionados à temática ambiental e, com isso, dar materialidade a Lei 11.465/08, a qual torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no Ensino, como forma de resgate da formação étnico-social do Brasil e das questões culturais, para que os docentes possam levar para sala de aula práticas e conteúdos decoloniais e, com isso, auxiliar na construção do conhecimento geográfico, a partir da compreensão da identidade sociocultural brasileira, com intuito de reaproximar a escola das culturas populares. Objetivou-se com a pesquisa contribuir na perspectiva da abordada a lei 11.465/08 que determina Ensino da História e da cultura Africana e Afro Brasileira no processo formativo de estudantes inseridos no Programa de Residência Pedagógica em Geografia da UEPB.CAMPUS I Campina grande –PB. A pesquisa foi de cunho qualitativo, modalidade pesquisa colaborativa e o público-alvo foi composto pelos discentes do curso de Licenciatura em Geografia, UEPB, Campus I, participantes do Programa Residência Pedagógica. Por fim, o desenvolvimento de presente pesquisa contribuiu para dar materialidade a lei que garante o estudo das temáticas africana e indígena no ensino, já que muitos dos participantes da pesquisa ainda desconheciam o texto normativo, sendo importante resgatá-lo no âmbito do espaço de formação de professores de Geografia. Tudo isso vai se somar para dinamizar as aulas e minimizar com as mais diversas formas de preconceito e racismo existentes em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Prática cultural pt_BR
dc.subject Capoeira pt_BR
dc.subject Categorias de análise geográficas pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.title Ensino de geografia e materialidade da Lei 11.465/2008: pensando em possibilidades a partir da prática da capoeira no estudo das categorias de análise geográficas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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