Resumo:
Este artigo tem como principal objetivo analisar a necessidade da ferramenta de treinamento,
tendo como campo de investigação a Escola do Servidor Público do Estado da Paraíba (ESPEP).
A luz do referencial teórico adotado que implica em quatro etapas básicas sobre o levantamento
das necessidades de treinamento, programação de treinamento, execução do programa e
avaliação do processo de treinamento, este trabalho, do ponto de vista da Metodologia, adotou
uma combinação de métodos exploratório e descritivo, a partir de uma revisão de literatura
envolvendo processos, teorias e perspectivas da respectiva área. Para a coleta de dados foram
utilizados: documentos e relatórios no período de 2021 a 2022. Nas principais conclusões, foi
observado que a análise permitiu o mapeamento das necessidades de treinamento e a descrição
das necessidades de formação de acordo com as demandas dos servidores. Do ponto de vista
das suas contribuições, a análise mostrou-se viável, contribuindo cientificamente em termos
metodológicos ao apresentar um banco de dados organizados e adequado para um ambiente
dinâmico na Escola do Servidor Público do Estado da Paraíba. Como contribuições práticas, o
estudo contribui através de uma ferramenta prática, que pode auxiliar aos órgãos, setores e
profissionais das áreas de Gestão de Pessoas e Treinamento e Desenvolvimento possibilitando
conduzir processos de treinamento de forma ágil, adaptando-se à realidade do novo cenário da
administração pública
Descrição:
SILVA, E. C. de A. e. Análise do levantamento de necessidades de treinamento: um estudo de caso na Escola do Servidor Público do Estado da Paraíba (ESPEP), no período de 2021 a 2022. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão em Administração pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.