Resumo:
Nos últimos vinte anos, a discussão sobre a melhoria da qualidade da educação vem ganhando relevância, à medida que o Gerencialismo vem se estabelecendo na administração pública brasileira. Neste contexto, os sistemas de avaliação da educação surgem como ferramenta para traçar um panorama da atual situação da educação pública e tentar sanar as dificuldades enfrentadas nesse campo, a fim de alcançar uma educação de qualidade, promovendo a equidade e o acesso ao conhecimento. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é entender de que forma a avaliação do desempenho da educação básica mensurada via IDEB, tem contribuído para a efetiva qualidade da educação básica em escolas do município de Patos – PB. Para isso, utilizou-se como base o estudo dos índices de desenvolvimento da educação básica, documentos da UNESCO e as informações disponibilizadas pelo MEC/INEP. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo de múltiplos casos desenvolvida com os anos finais de quatro escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Patos. Quanto à sua tipologia, a pesquisa foi classificada como descritiva, e utilizou abordagem qualitativa. Os dados coletados foram provenientes de técnicas como a analise documental, observação e a entrevistas, realizadas com professores, gestores e Secretaria da Educação. A análise de dados foi desenvolvida através da técnica de análise de conteúdo com grade mista. Os resultados apontam que embora os investimentos e incentivos destinados à melhoria da qualidade da educação tenham aumentado, ainda há muito que se fazer para alcançar a qualidade desejada, especialmente nas instituições de ensino público.
Descrição:
AGRIPINO, N. E. Os sistemas de avaliação do ensino básico brasileiro e qualidade na Educação: um estudo de caso no Município de Patos - PB. 2014. 145 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.