UEPB - Repositório Digital

Os sistemas de avaliação do ensino básico brasileiro e qualidade na Educação: um estudo de caso no Município de Patos - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Agripino, Najara Escarião
dc.date.accessioned 2014-03-18T13:26:11Z
dc.date.available 2014-03-18T13:26:11Z
dc.date.issued 2014-03-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 373.2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3131
dc.description AGRIPINO, N. E. Os sistemas de avaliação do ensino básico brasileiro e qualidade na Educação: um estudo de caso no Município de Patos - PB. 2014. 145 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos vinte anos, a discussão sobre a melhoria da qualidade da educação vem ganhando relevância, à medida que o Gerencialismo vem se estabelecendo na administração pública brasileira. Neste contexto, os sistemas de avaliação da educação surgem como ferramenta para traçar um panorama da atual situação da educação pública e tentar sanar as dificuldades enfrentadas nesse campo, a fim de alcançar uma educação de qualidade, promovendo a equidade e o acesso ao conhecimento. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é entender de que forma a avaliação do desempenho da educação básica mensurada via IDEB, tem contribuído para a efetiva qualidade da educação básica em escolas do município de Patos – PB. Para isso, utilizou-se como base o estudo dos índices de desenvolvimento da educação básica, documentos da UNESCO e as informações disponibilizadas pelo MEC/INEP. Metodologicamente, a pesquisa trata-se de um estudo de múltiplos casos desenvolvida com os anos finais de quatro escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Patos. Quanto à sua tipologia, a pesquisa foi classificada como descritiva, e utilizou abordagem qualitativa. Os dados coletados foram provenientes de técnicas como a analise documental, observação e a entrevistas, realizadas com professores, gestores e Secretaria da Educação. A análise de dados foi desenvolvida através da técnica de análise de conteúdo com grade mista. Os resultados apontam que embora os investimentos e incentivos destinados à melhoria da qualidade da educação tenham aumentado, ainda há muito que se fazer para alcançar a qualidade desejada, especialmente nas instituições de ensino público. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Monique Fonseca Cardoso pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Qualidade pt_BR
dc.subject Gerencialismo pt_BR
dc.subject IDEB pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.title Os sistemas de avaliação do ensino básico brasileiro e qualidade na Educação: um estudo de caso no Município de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta