Resumo:
Avaliar o desempenho é importante seja qual for a situação, pois assim é possível ter uma visão mais abrangente
da realidade atual, podendo criar planos para concorrer no mercado de igual com as demais organizações, pois as
mesmas estão em busca do melhor profissional e cabe a gestão de pessoas da organização encontrar e cativá-lo,
tornando parte permanente da empresa. A avaliação de desempenho também busca mostrar as qualidades de
cada colaborador e aonde ele poderá usá-las de modo que possa proporcionar maior produtividade para a
organização e mais reconhecimento das suas competências. Neste contexto, o presente artigo busca analisar
como o processo de avaliação de desempenho empregado nas instituições de ensino superior estudadas contribui
para o desenvolvimento da atuação dos docentes. Para isso, foi feito um estudo comparativo entre duas
instituições de ensino superior apresentando situações para ambas e mostrando como as mesma se comportam.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa, com aplicação de um questionário respondido por uma
amostra de docentes das instituições, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de
Campina (UFCG), ambas localizadas na cidade de Patos/PB. Após a coleta de dados foi possível perceber que a
atuação docente sofre sim influencia da avaliação de desempenho realizadas pelos alunos e que a referida
avaliação precisa de melhorias contínuas para, assim, alcançar o resultado desejado, pois oferece um feedback
positivo para a organização, contribuindo com o descobrimento de novas habilidades e competências que
poderiam estar adormecidas.
Descrição:
SILVA, R. L. da. Avaliação de desempenho e competências: um estudo comparativo com docentes de instituições de ensino superior. 2014. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.