UEPB - Repositório Digital

Avaliação de desempenho e competências: um estudo comparativo com docentes de instituições de ensino superior

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Renam Lamartine da
dc.date.accessioned 2014-03-18T13:26:22Z
dc.date.available 2014-03-18T13:26:22Z
dc.date.issued 2014-03-18
dc.identifier.other 21. ed. CDD 658.312 5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3132
dc.description SILVA, R. L. da. Avaliação de desempenho e competências: um estudo comparativo com docentes de instituições de ensino superior. 2014. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Avaliar o desempenho é importante seja qual for a situação, pois assim é possível ter uma visão mais abrangente da realidade atual, podendo criar planos para concorrer no mercado de igual com as demais organizações, pois as mesmas estão em busca do melhor profissional e cabe a gestão de pessoas da organização encontrar e cativá-lo, tornando parte permanente da empresa. A avaliação de desempenho também busca mostrar as qualidades de cada colaborador e aonde ele poderá usá-las de modo que possa proporcionar maior produtividade para a organização e mais reconhecimento das suas competências. Neste contexto, o presente artigo busca analisar como o processo de avaliação de desempenho empregado nas instituições de ensino superior estudadas contribui para o desenvolvimento da atuação dos docentes. Para isso, foi feito um estudo comparativo entre duas instituições de ensino superior apresentando situações para ambas e mostrando como as mesma se comportam. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quali-quantitativa, com aplicação de um questionário respondido por uma amostra de docentes das instituições, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal de Campina (UFCG), ambas localizadas na cidade de Patos/PB. Após a coleta de dados foi possível perceber que a atuação docente sofre sim influencia da avaliação de desempenho realizadas pelos alunos e que a referida avaliação precisa de melhorias contínuas para, assim, alcançar o resultado desejado, pois oferece um feedback positivo para a organização, contribuindo com o descobrimento de novas habilidades e competências que poderiam estar adormecidas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Simone Costa e Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação de Desempenho pt_BR
dc.subject Atuação Docente pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.title Avaliação de desempenho e competências: um estudo comparativo com docentes de instituições de ensino superior pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta