Resumo:
Este estudo investigou a eficácia da implementação de metodologias ativas no ensino de Química em escolas públicas nas cidades de Barra de Santana e Queimadas, no estado da Paraíba. Buscou-se compreender como essas abordagens pedagógicas podem influenciar o processo de aprendizagem nesta disciplina, destacando sua importância para superar os desafios específicos enfrentados pelos professores. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa básica, com abordagem qualitativa e exploratória, utilizando estudos de caso para oferecer uma visão abrangente do uso de metodologias ativas nessas comunidades escolares específicas. Participaram do estudo dois professores da rede pública estadual dessas localidades, cujo foco principal, foi analisar o impacto das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem em Química. Os resultados revelaram uma recepção positiva por parte dos professores, os quais destacaram várias contribuições proporcionadas pela adoção dessas abordagens. Concluiu-se que as metodologias ativas têm um potencial significativo no ensino de Química, facilitando a compreensão dos conteúdos e promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a formação integral dos estudantes.
Descrição:
GOMES, Jandson Barbosa. Metodologias ativas: o que pensam e fazem professores de Química de escolas públicas estaduais das cidades de Queimadas e Barra de Santana - PB? 2024. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.