Resumo:
A pesquisa de conclusão de Curso relata algumas experiências vividas nas
intervenções em sala de aula durante o período entre 2020 e 2021 na Escola
Municipal Padre Antonino - 8º ano “E” em Campina Grande, Paraíba. O objetivo
principal desse estudo foi descrever as experiências vividas nesse período e analisar
os resultados das intervenções na sala de aula como objetivo específico. O trabalho
adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método de análise descritiva para
atender aos objetivos propostos. No relato, foram abordadas as dificuldades
enfrentadas durante o período acima mencionado, devido à modalidade remota, que
causou uma separação entre alunos e professores. Muitos dos alunos não
participavam das aulas, sendo que apenas 14 dos 32 estavam presentes no Meet e,
desses, 04 participavam de maneira satisfatória. Foi observado que a desigualdade
social e o ensino remoto tiveram um impacto significativo, já que nem todos os
alunos possuíam acesso a dispositivos ou internet para assistir às aulas. Este
quadro só se alterou com o retorno das aulas presenciais, com a constatação de
maior presença dos alunos. Por fim, foram sugeridos alguns apontamentos para que
em futuras pesquisas esse debate possa ser ampliado e discutido, visando superar
quaisquer situações na formação de professores, incluindo aqueles que lecionam
Geografia.
Descrição:
ARAÚJO, A. K. Relatos e experiências na formação de professores no contexto da residência pedagógica no 8° ano “E” da Escola Municipal Padre Antonino, Campina Grande-PB, em 2021. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.