Resumo:
O atual contexto educacional e o frequente desinteresse pelas aulas sinalizam a necessidade de que os docentes fomentem o incentivo à participação autônoma dos estudantes durante seu processo de aprendizagem a partir do uso de metodologias ativas e da busca por novas estratégias didáticas. A experiência do estágio supervisionado contribui para a formação docente e possibilita o desenvolvimento e a construção de um caminho de ensino e aprendizagem, e a Gamificação se mostra uma ótima opção para a aprendizagem dos conceitos geográficos. Este artigo tem como objetivo geral analisar a contribuição da Gamificação no ensino da Geografia para a formação intelectual, ética e social dos indivíduos, a fim de possibilitar o desenvolvimento do ensino na educação para o processo crítico e reflexivo em relação ao âmbito social. Metodologicamente, foi adotada uma abordagem qualitativa, pautada na observação, descrição e compreensão das atividades em sala de aula, utilizando estudos de caso e textos bibliográficos relacionados ao estágio supervisionado e à Gamificação. Quanto aos resultados alcançados, a utilização do jogo de tabuleiro, auxiliado pela aula expositiva, alcançou os objetivos programados, mostrando-se eficiente para o dinamismo das aulas. No entanto, é importante ressaltar que uma boa implantação do uso da Gamificação requer recursos e capacitação nessa modalidade, o que contribui para o desenvolvimento de um profissional qualificado.
Descrição:
NASCIMENTO, B. Estratégias para o ensino da geografia na educação básica: o uso da gamificação para o processo de aprendizagem e socialização coletiva. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.