dc.contributor.author |
Nascimento, Bruno do |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-14T12:20:26Z |
|
dc.date.available |
2024-05-14T12:20:26Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31464 |
|
dc.description |
NASCIMENTO, B. Estratégias para o ensino da geografia na educação básica: o uso da gamificação para o processo de aprendizagem e socialização coletiva. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O atual contexto educacional e o frequente desinteresse pelas aulas sinalizam a necessidade de que os docentes fomentem o incentivo à participação autônoma dos estudantes durante seu processo de aprendizagem a partir do uso de metodologias ativas e da busca por novas estratégias didáticas. A experiência do estágio supervisionado contribui para a formação docente e possibilita o desenvolvimento e a construção de um caminho de ensino e aprendizagem, e a Gamificação se mostra uma ótima opção para a aprendizagem dos conceitos geográficos. Este artigo tem como objetivo geral analisar a contribuição da Gamificação no ensino da Geografia para a formação intelectual, ética e social dos indivíduos, a fim de possibilitar o desenvolvimento do ensino na educação para o processo crítico e reflexivo em relação ao âmbito social. Metodologicamente, foi adotada uma abordagem qualitativa, pautada na observação, descrição e compreensão das atividades em sala de aula, utilizando estudos de caso e textos bibliográficos relacionados ao estágio supervisionado e à Gamificação. Quanto aos resultados alcançados, a utilização do jogo de tabuleiro, auxiliado pela aula expositiva, alcançou os objetivos programados, mostrando-se eficiente para o dinamismo das aulas. No entanto, é importante ressaltar que uma boa implantação do uso da Gamificação requer recursos e capacitação nessa modalidade, o que contribui para o desenvolvimento de um profissional qualificado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Maria Juliana Leopoldino Vilar |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Processo ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias para o ensino da geografia na educação básica: o uso da gamificação para o processo de aprendizagem e socialização coletiva |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |