Resumo:
Este artigo apresenta um estudo específico sobre o curso de Licenciatura em Sociologia da
Universidade Estadual da Paraíba. Teve como objetivo mostrar que o alto índice de desistência
do Curso é um problema histórico e que a mudança de currículo, por indispensável que seja,
não modifica as taxas de evasão. Cruzando dados sobre o abandono do curso com as mudanças
curriculares, ao longo de um período, verificou-se que a evasão permanece alta, em cerca de
cinquenta por cento (50%), enquanto os currículos acumulam cada vez mais matérias e
disciplinas. Encontramos nos dados exploratórios e nas pesquisas consultadas, problemas
sociológicos clássicos e contemporâneos, o que nos dá uma oportunidade única de formação de
novos pesquisadores e docentes da Educação Básica e das Ciências Sociais para investigar um
problema sociológico e educacional que mesmo antigo continua pertinente para estas
comunidades. O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise sobre as potencialidades dos
distintos modelos analíticos para o aprofundamento das discussões teóricas e metodológicas a
respeito da evasão discente no ensino superior. Sendo assim, o trabalho visa analisar por meio
da revisão de literatura as peculiaridades apresentadas pelas pesquisas sobre evasão e os
principais problemas que envolvem as probabilidades de permanência dos estudantes, que se
tornam menores quando tratamos de estudantes que não se enquadram no perfil “tradicional”:
branco, de classe média e com disponibilidade para dedicação exclusiva aos estudos. Neste
artigo, apresentaremos nossas principais razões de pesquisa e as contribuições que pretendemos
trazer tanto para o aprofundamento deste debate, quanto para repensar alternativas conjuntas
que auxiliem as escolas a amenizarem tal problemática.
Descrição:
SILVA. T. F. Representação da evasão dos discentes do curso de licenciatura em sociologia da UEPB. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.