UEPB - Repositório Digital

Representação da evasão dos discentes do curso de licenciatura em sociologia da UEPB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Tainara Ferreira
dc.date.accessioned 2024-05-14T14:34:04Z
dc.date.available 2024-05-14T14:34:04Z
dc.date.issued 2022-11-29
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31493
dc.description SILVA. T. F. Representação da evasão dos discentes do curso de licenciatura em sociologia da UEPB. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta um estudo específico sobre o curso de Licenciatura em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba. Teve como objetivo mostrar que o alto índice de desistência do Curso é um problema histórico e que a mudança de currículo, por indispensável que seja, não modifica as taxas de evasão. Cruzando dados sobre o abandono do curso com as mudanças curriculares, ao longo de um período, verificou-se que a evasão permanece alta, em cerca de cinquenta por cento (50%), enquanto os currículos acumulam cada vez mais matérias e disciplinas. Encontramos nos dados exploratórios e nas pesquisas consultadas, problemas sociológicos clássicos e contemporâneos, o que nos dá uma oportunidade única de formação de novos pesquisadores e docentes da Educação Básica e das Ciências Sociais para investigar um problema sociológico e educacional que mesmo antigo continua pertinente para estas comunidades. O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise sobre as potencialidades dos distintos modelos analíticos para o aprofundamento das discussões teóricas e metodológicas a respeito da evasão discente no ensino superior. Sendo assim, o trabalho visa analisar por meio da revisão de literatura as peculiaridades apresentadas pelas pesquisas sobre evasão e os principais problemas que envolvem as probabilidades de permanência dos estudantes, que se tornam menores quando tratamos de estudantes que não se enquadram no perfil “tradicional”: branco, de classe média e com disponibilidade para dedicação exclusiva aos estudos. Neste artigo, apresentaremos nossas principais razões de pesquisa e as contribuições que pretendemos trazer tanto para o aprofundamento deste debate, quanto para repensar alternativas conjuntas que auxiliem as escolas a amenizarem tal problemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Silvânia Karla de Farias Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Licenciatura em sociologia pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title Representação da evasão dos discentes do curso de licenciatura em sociologia da UEPB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta