Resumo:
A utilização da gamificação na educação no ensino fundamental é importante na
construção do saber histórico escolar. Este artigo tem como objetivo geral discutir
sobre as metodologias ativas na construção do saber histórico escolar a partir da
gamificação em articulação com as tecnologias digitais. Esse trabalho se situa no
campo do ensino de História articulado com a história cultural em que partimos dos
estudos de Carlos Eduardo Ferraço (2017), Maria Auxiliadora Schmidt (2003) e
Santos e Castaman (2022); no campo das metodologias ativas e para reflexões sobre
gamificação trabalhei com os estudos de Lukas Gabriel Grzybowski (2022) e Gabriella
Navarro(2013). A metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica
e documental usando fontes periódicas relativas à temática. A gamificação no ensino
de História proporciona uma maior compreensão do conteúdo dentro de sala de aula
e traz o aluno para dentro do conteúdo de forma que ele se interesse na matéria devido
à imersão que as metodologias ativas podem proporcionar. Posso concluir que esse
trabalho abre possibilidades para debater no uso de novas ferramentas e
metodologias pensadas no aprendizado de tecnologias e como elas vão se tornar
cada vez mais importantes dentro do meio acadêmico e no ensino de História.
Descrição:
GRANGEIRO, M. A. Gamificação na educação: diálogo com as tecnologias digitais no ensino de história, anos finais do fundamental, através do Kahoot. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.