dc.contributor.author |
Grangeiro, Mateus Alencar |
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dc.date.accessioned |
2024-05-16T10:43:17Z |
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dc.date.available |
2024-05-16T10:43:17Z |
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dc.date.issued |
2023-11-29 |
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dc.identifier.issn |
CDD 372.89 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31538 |
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dc.description |
GRANGEIRO, M. A. Gamificação na educação: diálogo com as tecnologias digitais no ensino de história, anos finais do fundamental, através do Kahoot. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A utilização da gamificação na educação no ensino fundamental é importante na
construção do saber histórico escolar. Este artigo tem como objetivo geral discutir
sobre as metodologias ativas na construção do saber histórico escolar a partir da
gamificação em articulação com as tecnologias digitais. Esse trabalho se situa no
campo do ensino de História articulado com a história cultural em que partimos dos
estudos de Carlos Eduardo Ferraço (2017), Maria Auxiliadora Schmidt (2003) e
Santos e Castaman (2022); no campo das metodologias ativas e para reflexões sobre
gamificação trabalhei com os estudos de Lukas Gabriel Grzybowski (2022) e Gabriella
Navarro(2013). A metodologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa bibliográfica
e documental usando fontes periódicas relativas à temática. A gamificação no ensino
de História proporciona uma maior compreensão do conteúdo dentro de sala de aula
e traz o aluno para dentro do conteúdo de forma que ele se interesse na matéria devido
à imersão que as metodologias ativas podem proporcionar. Posso concluir que esse
trabalho abre possibilidades para debater no uso de novas ferramentas e
metodologias pensadas no aprendizado de tecnologias e como elas vão se tornar
cada vez mais importantes dentro do meio acadêmico e no ensino de História. |
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dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Gamificação |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Gamificação na educação: diálogo com as tecnologias digitais no ensino de história, anos finais do fundamental, através do Kahoot |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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