Resumo:
Este artigo tem como objetivo identificar e descrever as características e funcionalidades dos recursos multimídia, disponibilizados no ambiente Portal do Professor (Ministério da Educação - SEED) para o ensino dos fenômenos climáticos nas séries finais do ensino fundamental. Considerou-se para análise dos recursos educacionais multimídia alguns requisitos que possibilitaram identificar e descrever o objeto em estudo. A pesquisa de natureza qualitativa (LÜDKE E ANDRÉ, 1986) foi realizada seguindo as etapas de observação do site Portal do Professor com o objetivo de caracterizar o ambiente, bem como identificar, selecionar e descrever os recursos disponibilizados para o ensino dos fenômenos climáticos, para as séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados da investigação mostraram a disponibilização para esse conteúdo de, apenas, sete tipos de recursos para as séries finais nas categorias vídeo, áudio, animação/simulação. Destas, foram analisadas três animações, as quais apresentam interfaces com recursos que permitem o diálogo entre o conteúdo e o aluno, bem como seus requisitos facilitam o entendimento do que deve ser feito pelo usuário. As imagens apresentadas nas cenas dos vídeos são estáticas, e podem ser encontradas tanto nos livros didáticos, como em outras mídias impressas. As animações apresentam dinamismo nas cenas, na tentativa de aproximar o usuário do conteúdo abordado. Disponibiliza de um dispositivo para a ampliação de informações complementares sobre o assunto abordado. Em resumo, nos recursos analisados, observou-se clareza e inteligibilidade durante a interação com a interface; presença de contraste de cores nas imagens; ícones representativos das funções a que se destinam e oferecimento de opções de ajuda.
Descrição:
Queiroz, F. R. P. de. Portal do professor: análise de recursos multimídia como apoio didático para o ensino de geografia. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.