dc.contributor.author |
Queiroz, Felipe Raphael Paganini de |
|
dc.date.accessioned |
2014-03-19T17:47:53Z |
|
dc.date.available |
2014-03-19T17:47:53Z |
|
dc.date.issued |
2014-03-19 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.358 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3154 |
|
dc.description |
Queiroz, F. R. P. de. Portal do professor: análise de recursos multimídia como apoio didático para o ensino de geografia. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo identificar e descrever as características e funcionalidades dos recursos multimídia, disponibilizados no ambiente Portal do Professor (Ministério da Educação - SEED) para o ensino dos fenômenos climáticos nas séries finais do ensino fundamental. Considerou-se para análise dos recursos educacionais multimídia alguns requisitos que possibilitaram identificar e descrever o objeto em estudo. A pesquisa de natureza qualitativa (LÜDKE E ANDRÉ, 1986) foi realizada seguindo as etapas de observação do site Portal do Professor com o objetivo de caracterizar o ambiente, bem como identificar, selecionar e descrever os recursos disponibilizados para o ensino dos fenômenos climáticos, para as séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados da investigação mostraram a disponibilização para esse conteúdo de, apenas, sete tipos de recursos para as séries finais nas categorias vídeo, áudio, animação/simulação. Destas, foram analisadas três animações, as quais apresentam interfaces com recursos que permitem o diálogo entre o conteúdo e o aluno, bem como seus requisitos facilitam o entendimento do que deve ser feito pelo usuário. As imagens apresentadas nas cenas dos vídeos são estáticas, e podem ser encontradas tanto nos livros didáticos, como em outras mídias impressas. As animações apresentam dinamismo nas cenas, na tentativa de aproximar o usuário do conteúdo abordado. Disponibiliza de um dispositivo para a ampliação de informações complementares sobre o assunto abordado. Em resumo, nos recursos analisados, observou-se clareza e inteligibilidade durante a interação com a interface; presença de contraste de cores nas imagens; ícones representativos das funções a que se destinam e oferecimento de opções de ajuda. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Francisco Evangelista Porto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Conteúdos multimídia |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas Didáticas |
pt_BR |
dc.title |
Portal do professor: análise de recursos multimídia como apoio didático para o ensino de geografia |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |