Resumo:
Este TCC aborda a complexidade da educação no Brasil, analisando continuidades
históricas, políticas educacionais, modificações do ensino de história e impacto das
tecnologias educacionais. O estudo explora o conceito de tecnologia em ‘Sete
Lições sobre Educação de Adultos’ de Álvaro Vieira Pinto e investiga a periodização
do ensino de história com Maria Auxiliadora M. dos S. Schmidt. Utiliza dados do
censo escolar do INEP e leis para contextualizar a pesquisa. O ChatGPT é avaliado
como uma ferramenta educacional, com foco no ensino de história. A pesquisa é
qualitativa, envolvendo análises críticas e reflexões sobre a evolução da educação.
O papel do professor como intermediário entre o ChatGPT e o aluno é discutido,
destacando contradições no ensino de história. O estudo contribui para a
compreensão do cenário educacional brasileiro e o papel das tecnologias
emergentes.
Descrição:
ARAUJO, L. M. S. P. História da educação e ensino de história: disputas e limites das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S) no Brasil. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.