dc.contributor.author |
Araujo, Lucas Matheus Santos Pessoa de |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-22T13:38:09Z |
|
dc.date.available |
2024-05-22T13:38:09Z |
|
dc.date.issued |
2023-11-29 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31579 |
|
dc.description |
ARAUJO, L. M. S. P. História da educação e ensino de história: disputas e limites das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S) no Brasil. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este TCC aborda a complexidade da educação no Brasil, analisando continuidades
históricas, políticas educacionais, modificações do ensino de história e impacto das
tecnologias educacionais. O estudo explora o conceito de tecnologia em ‘Sete
Lições sobre Educação de Adultos’ de Álvaro Vieira Pinto e investiga a periodização
do ensino de história com Maria Auxiliadora M. dos S. Schmidt. Utiliza dados do
censo escolar do INEP e leis para contextualizar a pesquisa. O ChatGPT é avaliado
como uma ferramenta educacional, com foco no ensino de história. A pesquisa é
qualitativa, envolvendo análises críticas e reflexões sobre a evolução da educação.
O papel do professor como intermediário entre o ChatGPT e o aluno é discutido,
destacando contradições no ensino de história. O estudo contribui para a
compreensão do cenário educacional brasileiro e o papel das tecnologias
emergentes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof. Dra. Noemia Dayana de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência artificial |
pt_BR |
dc.subject |
ChatGPT |
pt_BR |
dc.title |
História da educação e ensino de história: disputas e limites das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no Brasil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |