Resumo:
Como recurso didático pedagógico o uso de mapas mentais configura-se como uma ferramenta alternativa ao processo de ensino e aprendizagem, trabalhando na perspectiva de organização diagramática de um tema proposto, buscando a partir de imagens ou palavras uma conexão com o mesmo. Isso significa que ponto principal é inserido em destaque e as descrições subsequentes alinhadas a ideia principal, descritas em palavras-chaves, tópicos, devidamente sistematizados, incluindo o uso de cores que facilita a identificação dos temas. Dessa forma, o objetivo do estudo em questão foi analisar qualitativamente o uso do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Refere-se a uma revisão da literatura do tipo exploratória, de caráter qualitativo e explicativo. Desse modo foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados dos portais Scielo e Google acadêmico, cujo recorte temporal compreendeu os anos de 2018 a 2023. Foram encontrados 156 artigos dos quais 12 foram selecionados por análise do título e resumo do trabalho, seguido da leitura completa do mesmo, 05 estudos foram considerados elegíveis para discussão, a partir da aplicação dos critérios de inclusão descritos na metodologia. Concluiu-se que o mapa mental é uma metodologia ativa eficiente no ensino de ciências, seu uso pode ser considerado um facilitador no processo de aprendizagem do discente, configurando-se como uma ferramenta pedagógica relevante na essa metodologia contribuiu para uma aquisição de conhecimentos mais eficiente.
Descrição:
SIMÕES, Adeluska do Nascimento. O uso do mapa-mental no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.