UEPB - Repositório Digital

O uso do mapa-mental no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Simões, Adeluska do Nascimento
dc.date.accessioned 2024-05-22T22:01:49Z
dc.date.available 2024-05-22T22:01:49Z
dc.date.issued 2023-09-14
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31585
dc.description SIMÕES, Adeluska do Nascimento. O uso do mapa-mental no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. 2024. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Como recurso didático pedagógico o uso de mapas mentais configura-se como uma ferramenta alternativa ao processo de ensino e aprendizagem, trabalhando na perspectiva de organização diagramática de um tema proposto, buscando a partir de imagens ou palavras uma conexão com o mesmo. Isso significa que ponto principal é inserido em destaque e as descrições subsequentes alinhadas a ideia principal, descritas em palavras-chaves, tópicos, devidamente sistematizados, incluindo o uso de cores que facilita a identificação dos temas. Dessa forma, o objetivo do estudo em questão foi analisar qualitativamente o uso do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem de ciências. Refere-se a uma revisão da literatura do tipo exploratória, de caráter qualitativo e explicativo. Desse modo foi realizada uma pesquisa nos bancos de dados dos portais Scielo e Google acadêmico, cujo recorte temporal compreendeu os anos de 2018 a 2023. Foram encontrados 156 artigos dos quais 12 foram selecionados por análise do título e resumo do trabalho, seguido da leitura completa do mesmo, 05 estudos foram considerados elegíveis para discussão, a partir da aplicação dos critérios de inclusão descritos na metodologia. Concluiu-se que o mapa mental é uma metodologia ativa eficiente no ensino de ciências, seu uso pode ser considerado um facilitador no processo de aprendizagem do discente, configurando-se como uma ferramenta pedagógica relevante na essa metodologia contribuiu para uma aquisição de conhecimentos mais eficiente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Simão Rodrigues do Ó Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ciências - educação pt_BR
dc.subject Recurso didático pedagógico pt_BR
dc.subject Mapa mental pt_BR
dc.title O uso do mapa-mental no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta