Resumo:
O avanço da tecnologia permeia a nossa realidade se colocando praticamente como uma imposição nos dias atuais. Com o advento da pandemia este cenário adquiriu maior ênfase uma vez que práticas como o ensino remoto e o uso de redes sociais diversas passaram a compor o cenário educacional e a prática docente com o objetivo de minimizar os impactos do distanciamento social. O uso das redes sociais especificamente já se fazia presente em momentos anteriores, mas com a realidade pandêmica e após o retorno às aulas presenciais foi possível verificar que o uso de tais recursos não apenas permanece como tem se intensificado nas salas de aula. Professores e alunos passaram a usar as ferramentas tecnológicas fosse nos encaminhamentos do ensino regular ou mesmo no que se trata da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre elas pode-se mencionar o uso do Instagram para fins de aprendizagem de conteúdos variados, resolução de questões, compartilhamento de dicas, simulados e orientações voltadas para o exame. A partir do exposto, este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades do Instagram como recurso metodológico nas aulas de Geografia no âmbito do cursinho Pró-ENEM desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba. O estudo se insere no campo das pesquisas na área da Educação Geográfica, se caracterizando como de natureza qualiquantitativa. Como procedimentos metodológicos conta-se com a prática docente em turmas do mencionado cursinho está apoiada na discussão e reflexão acerca dos conteúdos geográficos mediante material teórico, mas também mediada pela criação da página @1mingeografando na rede social Instagram utilizada para maior aproximação com os estudantes do cursinho. Os alunos estavam distribuídos em turmas que funcionavam semanalmente e quinzenalmente, fato que resultava em uma lacuna no processo de abordagem e discussão dos conteúdos. Tendo em vista a sistemática de funcionamento do cursinho foi possível verificar que o uso desta rede social proporcionou ganhos significativos quanto à aproximação com os estudantes e à aprendizagem dos conteúdos com vistas à realização do ENEM. Entretanto, também foram evidenciados os desafios encontrados pelos docentes, a exemplo dos problemas oriundos das distintas cargas horárias nas turmas.
Descrição:
BARBOSA, M. H. B. As potencialidades das redes sociais para o ensino: o uso do Instagram na abordagem dos conteúdos geográficos no Pró-ENEM/UEPB. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.