Resumo:
O presente trabalho visa investigar a relação que se estabelece entre os processos de formação
inicial e continuada de professores de Sociologia da Educação Básica em Campina Grande –
PB e a construção do habitus em sua prática docente. Dessa forma, fomos conduzidos por
metodologia de natureza qualitativa, a partir de pesquisa de cunho bibliográfico que se orientava
no debate sobre o ensino de Sociologia e a formação de professores da disciplina. Ainda com
base na pesquisa bibliográfica, mapeamos o quantitativo de dissertações no Mestrado
Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO na região Nordeste que discutia
sobre a formação de professores da matéria citada, sendo encontradas um total de 11
dissertações. Contamos ainda, com entrevista estruturada a partir de formulário (Google
Forms), sendo aplicado para professores de Sociologia de escolas públicas da Educação Básica
de Campina Grande. Nossa pesquisa, evidencia um quantitativo considerável de discussões na
área do ensino de Sociologia que vem discutindo a formação de professores, sobretudo a partir
da lei 11.684/2008 que reintroduz o componente no currículo brasileiro. Ainda demonstra, como
o processo de formação inicial e continuada contribui na constituição da formação do “habitus”
professoral dos docentes entrevistados.
Descrição:
SILVA, K. F. O habitus docente: um olhar sobre a formação inicial e continuada de professores de sociologia. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.