Resumo:
Desenvolver competências socioemocionais na conjuntura escolar impacta diretamente na forma como os alunos se relacionam consigo, com os outros e com as situações a sua volta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em refletir como as competências socioemocionais são trabalhadas na conjuntura escolar, propriamente no Ensino Médio, de acordo com a proposta construída pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vinculando o Ensino de História e a área de Ciên-cias Humanas como agentes contribuintes na formação da disciplina de Projeto de Vida em que o socioemocional se encontra de forma mais integrado. Logo, a metodologia desta pesquisa está pautada na problematização do engajamento de profissionais da área de Ciências e Humanas na disciplina de Projeto de Vida tendo co-mo base a Escola Cidadã Integral do município de Lagoa Seca – Paraíba. Apresentando como referencial teórico os estudos de Charlot (2021) e as relações com o sa-ber. Nas discussões sobre emoção e suas definições Cruz; Pereira Júnior (2011) e, por fim, Arantes (2022) evidenciando a relação entre o emocional com as práticas de educativas. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que norteiam à Educação serviram de aporte para o estudo. Portanto, integrar o socioemocional à História e as disciplinas das áreas de Ciências Humanas, junto a um profissional da psicologia nos garante uma escola mais integrada aos princípios humanos.
Descrição:
SILVA, A. V. I. Educação socioemocional e o ensino de história: análise a partir da escola cidadã integral no município de Lagoa Seca - Paraíba. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.