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Educação socioemocional e o ensino de história: análise a partir da escola cidadã integral no município de Lagoa Seca - Paraíba

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dc.contributor.author Silva, Ana Vitória Imperiano da
dc.date.accessioned 2024-05-27T11:30:31Z
dc.date.available 2024-05-27T11:30:31Z
dc.date.issued 2023-12-30
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31621
dc.description SILVA, A. V. I. Educação socioemocional e o ensino de história: análise a partir da escola cidadã integral no município de Lagoa Seca - Paraíba. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Desenvolver competências socioemocionais na conjuntura escolar impacta diretamente na forma como os alunos se relacionam consigo, com os outros e com as situações a sua volta. Neste sentido, o objetivo deste trabalho consiste em refletir como as competências socioemocionais são trabalhadas na conjuntura escolar, propriamente no Ensino Médio, de acordo com a proposta construída pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vinculando o Ensino de História e a área de Ciên-cias Humanas como agentes contribuintes na formação da disciplina de Projeto de Vida em que o socioemocional se encontra de forma mais integrado. Logo, a metodologia desta pesquisa está pautada na problematização do engajamento de profissionais da área de Ciências e Humanas na disciplina de Projeto de Vida tendo co-mo base a Escola Cidadã Integral do município de Lagoa Seca – Paraíba. Apresentando como referencial teórico os estudos de Charlot (2021) e as relações com o sa-ber. Nas discussões sobre emoção e suas definições Cruz; Pereira Júnior (2011) e, por fim, Arantes (2022) evidenciando a relação entre o emocional com as práticas de educativas. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que norteiam à Educação serviram de aporte para o estudo. Portanto, integrar o socioemocional à História e as disciplinas das áreas de Ciências Humanas, junto a um profissional da psicologia nos garante uma escola mais integrada aos princípios humanos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação socioemocional pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.title Educação socioemocional e o ensino de história: análise a partir da escola cidadã integral no município de Lagoa Seca - Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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