Resumo:
Neste estudo, iremos analisar a formação educacional histórica por meio das narrativas contemporâneas de escritoras negras, concentrando-nos no conto "Sacola" do
livro "Redemoinho em Dia Quente" de Jarid Arraes. Esta obra, composta por vários
contos que abordam o cotidiano público e privado de mulheres brasileiras diversas,
apresenta uma narrativa feminina que se distancia dos padrões estabelecidos e desafia expectativas. O propósito desta pesquisa é compreender como a escritora negra afro-brasileira, aborda as experiências cotidianas dos sujeitos sociais e contribui
para a formação histórica educacional. Pretendemos analisar, a partir da obra "Redemoinho em Dia Quente", as potencialidades educativas e formativas dessa produção literária no ensino de história. Adicionalmente, abordaremos o papel da literatura
produzida por mulheres negras e afro-brasileiras, no âmbito do ensino de história em
sala de aula, destacando a relevância educativa dessa produção literária no diálogo
com a história e seu impacto na formação histórica escolar, principalmente nas discussões de temáticas sociais. Esta pesquisa tem uma abordagem bibliográfica, baseando-se teoricamente em autores como D´Adesky (2021), Pesavento (2012), Caetano (2017) Hooks (2015) e Libanêo (2013). Metodologicamente, faremos uso de
fontes bibliográficas e documentais para fundamentar a análise proposta, visando
contribuir com novas reflexões sobre a literatura produzida por mulheres negras na
contemporaneidade. Nosso objetivo é promover a inclusão dessas obras do cenário
marginal para o centro das discussões, incentivando sua leitura e estudo em ambientes educacionais, especialmente no contexto do ensino de história.
Descrição:
FERREIRA, A. C. S. Ensino de história e a literatura feminina: o saber histórico e as escritas negras na perspectiva do livro Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.