UEPB - Repositório Digital

Ensino de história e a literatura feminina: o saber histórico e as escritas negras na perspectiva do livro Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Ana Carolina de Souza
dc.date.accessioned 2024-05-27T12:00:25Z
dc.date.available 2024-05-27T12:00:25Z
dc.date.issued 2023-11-30
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31628
dc.description FERREIRA, A. C. S. Ensino de história e a literatura feminina: o saber histórico e as escritas negras na perspectiva do livro Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Neste estudo, iremos analisar a formação educacional histórica por meio das narrativas contemporâneas de escritoras negras, concentrando-nos no conto "Sacola" do livro "Redemoinho em Dia Quente" de Jarid Arraes. Esta obra, composta por vários contos que abordam o cotidiano público e privado de mulheres brasileiras diversas, apresenta uma narrativa feminina que se distancia dos padrões estabelecidos e desafia expectativas. O propósito desta pesquisa é compreender como a escritora negra afro-brasileira, aborda as experiências cotidianas dos sujeitos sociais e contribui para a formação histórica educacional. Pretendemos analisar, a partir da obra "Redemoinho em Dia Quente", as potencialidades educativas e formativas dessa produção literária no ensino de história. Adicionalmente, abordaremos o papel da literatura produzida por mulheres negras e afro-brasileiras, no âmbito do ensino de história em sala de aula, destacando a relevância educativa dessa produção literária no diálogo com a história e seu impacto na formação histórica escolar, principalmente nas discussões de temáticas sociais. Esta pesquisa tem uma abordagem bibliográfica, baseando-se teoricamente em autores como D´Adesky (2021), Pesavento (2012), Caetano (2017) Hooks (2015) e Libanêo (2013). Metodologicamente, faremos uso de fontes bibliográficas e documentais para fundamentar a análise proposta, visando contribuir com novas reflexões sobre a literatura produzida por mulheres negras na contemporaneidade. Nosso objetivo é promover a inclusão dessas obras do cenário marginal para o centro das discussões, incentivando sua leitura e estudo em ambientes educacionais, especialmente no contexto do ensino de história. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Literatura feminina pt_BR
dc.subject Narrativas negras pt_BR
dc.subject Sujeitos sociais pt_BR
dc.title Ensino de história e a literatura feminina: o saber histórico e as escritas negras na perspectiva do livro Redemoinho em dia quente - Jarid Arraes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta