UEPB - Repositório Digital

Apagamento feminino na história e no contexto das matemáticas: contribuições silenciadas, saberes "esquecidos"

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Matias, Carla Mayara Ferreira
dc.date.accessioned 2024-06-07T21:28:13Z
dc.date.available 2024-06-07T21:28:13Z
dc.date.issued 2024-04-05
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31694
dc.description MATIAS, Carla Mayara Ferreira. Apagamento feminino na história e no contexto das matemáticas: contribuições silenciadas, saberes "esquecidos". 2024. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024. pt_BR
dc.description.abstract Mulheres têm desempenhado papéis importantes na história, porém muitas de suas contribuições foram apagadas, refletindo desigualdades de gênero. Isso é notável na história das matemáticas, onde mulheres são frequentemente negligenciadas, tanto em registros históricos quanto na valorização de seus conhecimentos e contribuições. O interesse em compreender o silenciamento das mulheres nesse campo despertou da necessidade em (re)conhecer suas contribuições nos espaços escolares. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa que foi conduzida na Educação Básica da rede pública de Coremas-PB e no Ensino Superior, no Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas (CCEA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Governador Antônio Mariz em Patos-PB. A amostra incluiu alunos do ensino fundamental, médio e superior (nos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Administração), totalizando 137 participantes. Fundamentou-se teórico-metodologicamente com a finalidade de entender como o apagamento das contribuições femininas na história e no contexto das matemáticas pode ser compreendido em diferentes níveis de ensino baseado em Araújo e Pinheiro (2021) e Mourão (2020). Para tanto, aplicou-se um questionário semiestruturado, organizado em duas etapas de modo a coletar dados sobre esse processo de apagamento das mulheres na história e nas matemáticas. Diante disso, concluiu-se que existem limitações na consciência e conhecimento dos estudantes sobre a presença e contribuições femininas na história e no contexto das matemáticas, evidenciando um amplo desconhecimento e percepção generalizada do apagamento feminino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dr. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Mulheres na Ciência pt_BR
dc.subject Questões de Gênero na Ciência pt_BR
dc.title Apagamento feminino na história e no contexto das matemáticas: contribuições silenciadas, saberes "esquecidos" pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta