dc.contributor.author |
Nascimento, Alisson Carlos Cabral do |
|
dc.date.accessioned |
2024-06-10T10:46:06Z |
|
dc.date.available |
2024-06-10T10:46:06Z |
|
dc.date.issued |
2023-06-26 |
|
dc.identifier.other |
CDD 516 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31696 |
|
dc.description |
NASCIMENTO, Alisson Carlos Cabral do. O GeoGebra como recurso didático no ensino de geometria: estudando os quadriláteros. Orientador: Me. Jair Dias de Abreu. 2024. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa teve como ponto de partida a busca pela melhoria no ensino de matemática a partir da realidade do professor e pesquisador, onde tivemos como questionamento de pesquisa: Como o GeoGebra pode auxiliar o ensino e a aprendizagem dos quadriláteros por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental? Desta forma objetivamos compreender como o GeoGebra pode contribuir para o desenvolvimento do conceito de quadriláteros e discutir os seus diferentes tipos. Para isso buscamos também apresentar o GeoGebra como ferramenta tecnológica auxiliar no ensino de geometria, construir quadriláteros utilizando o GeoGebra, definir o que são quadriláteros e identificar como o GeoGebra possibilitou a construção do conhecimento dos quadriláteros. A pesquisa foi de caráter qualitativo e pedagógico onde buscamos compreender a realidade da sala de aula do próprio professor e pesquisador. O desenvolvimento das atividades de pesquisa aconteceu em uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal do Estado da Paraíba. A pesquisa foi dividida em três momentos, inicialmente discutimos a realidade do ensino de matemática, mais especificadamente de geometria, apresentando outros recursos, posteriormente, introduzimos o uso de um software como recurso de ensino na matemática e então formalizamos o uso do software GeoGebra para o ensino de geometria plana, mais especificamente, quadriláteros. Em cada momento da pesquisa foi observado uma melhoria na compreensão do conteúdo ministrado e busca por querer aprender mais por parte do aluno através do GeoGebra, tendo em vista que o uso de tecnologia digital traz uma forma mais próxima daquilo que os envolve diariamente, apresentando mais possibilidades de construir os quadriláteros e promove uma aprendizagem com mais compreensão. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Jair Dias de Abreu |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
GeoGebra |
pt_BR |
dc.subject |
Software |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia digital |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.title |
O GeoGebra como recurso didático no ensino de geometria: estudando quadriláteros |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |