UEPB - Repositório Digital

Os aspectos didático-pedagógicos do ensino da dança na Educação Física escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nunes, Ana Vitória Guerra
dc.date.accessioned 2024-06-10T11:21:31Z
dc.date.available 2024-06-10T11:21:31Z
dc.date.issued 2023-05-11
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31714
dc.description NUNES, Ana Vitória Guerra. Os aspectos didático-pedagógicos do ensino da dança na Educação Física escolar. 2023. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a produção do conhecimento acerca da temática dança nos aspectos didático-pedagógicos, através da identificação de conhecimentos produzidos a respeito da temática, de seu desenvolvimento histórico conceitual, e das vivências e discussões proporcionadas por trabalhos previamente realizados. À vista disso, foram realizadas pesquisas com autores como Libâneo com o intuito de discutir a didática e os elementos didático-pedagógicos, fazendo sua correlação com o ensino da dança no contexto escolar. Assim, esse trabalho se configura como uma revisão sistemática integrativa, de abordagem qualitativa, e perspectiva dialógica, e teve seus dados coletados em seis (6) revistas científicas: Revista Pensar a Prática (B2), Revista Movimento (B1), Revista Motrivivência (B2), Revista Conexões (B5), Revista Arquivos em Movimento (B5) e Revista de Educação Física (B2), e após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, contou com o número final de treze (13) artigos analisados. Logo, discutir e analisar os processos que envolvem o ensino da dança, como conteúdo da Educação Física escolar, dentro do ambiente educacional é de fundamental importância, portanto, diante dos resultados e discussões, o trato do conteúdo das danças deve ser feito de maneira ampliada, apresentando a relevância de seus aspectos históricos, sociais e teóricos, e atentando-se as suas etapas, tais como a avaliação, que mostrou-se em segundo plano de acordo com os artigos analisados, tendo sua relevância reduzida. Assim, deve-se fazer os alunos pensarem e refletirem sobre si mesmos, o mundo e suas relações com os outros, a dança é um mundo de possibilidades e, dependendo da abordagem utilizada no seu ensino pode originar novas formas de pensar e agir, tornando-se uma prática mais difundida e permitindo a evolução em diversos componentes da vida dos alunos, contribuindo com os aspectos físicos, cognitivos e sociais dos mesmos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Daniel Batista Santana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino da dança pt_BR
dc.subject Dança na escola pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.title Os aspectos didático-pedagógicos do ensino da dança na Educação Física escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta