UEPB - Repositório Digital

A participação de escolas públicas nos jogos escolares da Paraíba – 3ª gerência regional de ensino, nas edições: 2016 a 2022: uma análise sobre inscrições em esportes coletivos na microrregião centro – cidade Campina Grande/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Dennya Keiliane Amado de
dc.date.accessioned 2024-06-18T11:37:06Z
dc.date.available 2024-06-18T11:37:06Z
dc.date.issued 2023-06-19
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31761
dc.description SOUSA, Dennya Keiliane Amado de. A participação de escolas públicas nos jogos escolares da Paraíba – 3ª gerência regional de ensino, nas edições 2016 a 2022: uma análise sobre inscrições em esportes coletivos na microrregião centro – cidade Campina Grande/PB. 2024. 79 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Os Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, constituem-se como o maior evento escolar do estado e assim sendo, o Governo estadual faz dessa competição a principal política de investimento público para o esporte educacional. O referido evento, voltado a escolas públicas e privadas, seleciona equipes e atletas das Unidades de Ensino para a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. O presente estudo analisou o quantitativo de estudantes/atletas de escolas da rede pública, inscritos nos Jogos Escolares da Paraíba – 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE) – Microrregião centro - cidade de Campina Grande/PB, nos esportes de rede e parede (Voleibol) e de invasão (Basquetebol e Handebol), nas edições de 2016 a 2022. A natureza da pesquisa foi documental e de campo, com abordagem mista, quanti-qualitativa, e descritiva exploratória, com a coleta de dados realizada junto aos relatórios de inscrição das escolas e questionário aplicado aos docentes participantes das edições dos jogos que são objeto de estudo desta. Os resultados apontaram para uma diminuta adesão de estudantes/atletas de escolas públicas nas modalidades pesquisadas. A hegemonia na participação dos(as) alunos(as) da rede pública de ensino nos Jogos Escolares evidenciou-se na modalidade de Futsal. Concluiu-se que, ao setor público não basta apenas promover a competição. À escola pública, sua responsabilidade não finda em oportunizar a participação de estudantes/atletas nos jogos. Ambos precisam buscar ações efetivas para a suplantação das divisas impostas pela quantidade, qualidade e inclusão dos atores que configuram o esporte educacional: Professores (as) e estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Esporte coletivo pt_BR
dc.subject Esporte educacional pt_BR
dc.subject Jogos escolares pt_BR
dc.title A participação de escolas públicas nos jogos escolares da Paraíba – 3ª gerência regional de ensino, nas edições: 2016 a 2022: uma análise sobre inscrições em esportes coletivos na microrregião centro – cidade Campina Grande/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta