dc.description.abstract |
O mercado está passando por um contexto de constante concorrência entre as empresas, e a formação de preço de vendas é uma etapa importante para gerar lucratividade, pelo fato de que possibilita o sustento das despesas e custos de produção de determinado produto. A utilização dos dados da contabilidade é de suma importância para uma eficaz tomada de decisão, assim, é essencial para uma empresa utilizar dados da contabilidade para se manter no mercado, tanto no ganho entre as concorrências, quanto na longevidade da empresa. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral verificar a utilização dos dados da contabilidade de custos na formação de preços em uma indústria de pequeno porte na cidade de Santa Cruz do Capibaribe - PE. Sendo utilizada a abordagem qualitativa, foram recolhidas e analisadas as informações prestadas pelo gestor da empresa, com relação a utilização dos dados contábeis em uma indústria de pequeno porte, através de uma entrevista. Com isso, a partir dos dados obtidos na empresa, foi relatado o uso de todos os gastos para formação do preço de venda, onde as principais estratégias consideradas pelo gestor da empresa são o preço do concorrente e o custo de aquisição. Um aspecto importante trazido na pesquisa é o não uso do método do mark-up. Outro fator verificado é que a empresa utiliza sim os dados da contabilidade, no entanto, apenas as informações de natureza fiscais e trabalhistas, e também que a contabilidade é desenvolvida externamente, ou seja, exclusivamente fora da empresa. Desta forma, é possível concluir que houve uma divergência por parte das informações fornecidas através do questionário feiro pelo proprietário da empresa, pelo fato dele relatar que utiliza sim os dados da contabilidade, porém, logo após cita que utiliza apenas as informações de natureza fiscais e trabalhistas, visto que os dados da contabilidade não se remetem apenas a esses dois tipos de informações, evidenciando, assim, uma divergência no que diz respeito a correta formação de preço de vendas e, consequentemente, uma longevidade da empresa analisada. |
pt_BR |