Resumo:
A PRESENTE PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO ABORDA O TEMA A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E AS BRINCADEIRAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. TEM COMO OBJETIVO GERAL DEMOSTRAR O VALOR PEDAGÓGICO QUE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS PODEM OFERECER AO PROFESSOR COMO SENDO ÓTIMAS AUXILIARES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. PARA VALIDAR O PRESENTE TRABALHO BUSCOU - SE OS AUXÍLIO EM TEÓRICOS COMO : ( GRANDO 1995), ( LOPES 1996), ( NICOLAU 1988), ( RANGEL 1992), ( MOURA 1996) ENTRE OUTROS. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU ATRAVÉS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM A UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO AOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO PINHEIRO BEZERRIL E ESCOLA MUNICIPAL FELIPE ANDRÉ BEZERRIL SOUTO, LOCALIZADAS NA CIDADE DE LAGOA D'ANTA RN. O RESULTADO DA PESQUISA COMPROVOU QUE PARA OS PROFESSORES TANTO OS JOGOS QUANTO AS BRINCADEIRAS SÃO CAPAZES DE PROPORCIONAR UM BOM APRENDIZADO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS.
Descrição:
SILVA, José Vanilson Máximo da. A contribuição dos jogos e as brincadeiras para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 38f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.